Under the Cover

Under the Cover
 

Para o transeunte mais desatento, passeando-se Rua Marquês Sá da Bandeira fora, com o arvoredo viçoso do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian no canto do olho, esta boutique contemporânea de revistas pode passar despercebida. Falamos, pois, da Under The Cover, tesouro ainda escondido para muitos, fonte de influência aspiracional para outros tantos, um espaço onde podemos encontrar uma selecção cuidada e, ainda assim, diversificada de revistas independentes internacionais — pontilhada por meia dúzia de títulos portugueses.

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For the more inattentive passer-by, strolling along Rua Marquês Sá da Bandeira with the luscious treetops from the Calouste Gulbenkian Foundation’s thriving garden lurking out of the corner of one’s eye, this contemporary magazine boutique can go unnoticed. The culprit’s called Under The Cover, a still well-hidden treasure for many, a source of aspirational influence for many others, a place where we can find a careful yet wide-ranging selection of international independent magazines — stippled with a handful of Portuguese titles.

 

 
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As portas abriram em Dezembro de 2015 com o intuito de preencher uma lacuna em Lisboa em matéria de venda e apresentação de revistas independentes, com foco no produto e na qualidade deste. Luís Cunha e Arturas Slidziauskas não tinham formação ou qualquer experiência nesta área, mas arriscaram concretizar o sonho de ter uma loja com o preenchimento desta falha na cidade: «Sempre gostámos de revistas e, nas nossas viagens, todas as lojas contemporâneas eram ponto obrigatório de passagem e de exploração exaustiva. Isto era algo que ainda não existia em Lisboa e, por isso, juntámos o tal útil ao agradável e começámos a materializar a Under The Cover». Depois disso, conta Luís, foi aprender aquilo que não sabiam — algo que ainda hoje acontece. «Foi e está a ser um processo de crescimento».

É fácil perceber por que é que não vêem as muitas horas na loja como uma obrigação ou trabalho forçado. Para além de sentirem na pele, todos os dias, a curiosidade e o apreço que os visitantes lhes oferecem assim que passam a porta de cor azul eléctrico, há uma relação mais directa com os editores das suas revistas que tem vindo a ser nutrida desde o primeiro dia. «É muito animador e uma grande felicidade para nós receber aqui na loja quem está por detrás desta ou daquela publicação e vê-los segurarem-nas nas mãos». E ainda que o charme deste pequeno espaço os transforme numa referência dentro do nicho, não previam que, no início, ainda frescos, começassem rapidamente a ser surpreendidos por contactos dos «editores de coisas novas que, antes de serem conhecidas, já nos estavam a contactar — foi assoberbante».

Esta comunidade global que se cria com a revista material revela, também, outros contornos que não apenas os mais óbvios. A Under The Cover tornou-se um espaço de iluminação do espírito, de pesquisa, de descoberta. «Ficamos muito contentes, por um lado, por receber pessoas que vêm à procura de inspiração para os seus projectos profissionais ou simplesmente para a sua vida diária e, por outro, por já termos visto clientes nossos conhecerem aqui uma revista e passarem a colaborar com ela. É o fechar de um círculo».

 

 

The doors opened in December of 2015 with the purpose of filling a gap in Lisbon in terms of selling and exhibiting independent magazines, being the focus on the product and its quality. Luís Cunha and Arturas Slidziauskas didn’t have any training or experience in the field, but they ventured on to fulfil the dream of opening a store with that in mind: «We’ve always loved magazines, and during our trips we always see this kind of contemporary stores as a mandatory stop of thorough exploration. This was something that didn’t exist in Lisbon yet, so we took matters into our hands and began building Under The Cover». After that, Luís says it was like learning what they didn’t know anything of — something that happens to this day. «It was and still is a growing process».

It’s easy to figure out why they don’t see the many hours they spend in the store as an obligation or forced labour. In addition to experiencing first-hand the inquisitiveness and appreciation the visitors send their way every day as soon as they come through the electric blue door, there’s a more direct relationship with the editors of their magazines that has been nourished since day one. «It’s very uplifting and a source of happiness for us to welcome everyone who’s behind this or that magazine and to see them holding it». And albeit the charm of this small space turns it into a niche-oriented reference, they didn’t predict that, right from the start, still new to it, they quickly started to be surprised by calls from «editors of new magazines that were already contacting us even before they were known — it was overwhelming».

This global community that’s created with the printed magazine reveals other less obvious trails. Under The Cover became a place of enlightenment of the spirit, of research, of discovery. «We’re utterly happy to, on one hand, welcome people that come here looking for inspiration for their work projects or simply their daily lives and, on the other, because we already saw customers of ours getting acquainted with a magazine here and started contributing for it. Full circle».

 
 
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«Ficamos muito contentes, por um lado, por receber pessoas que vêm à procura de inspiração para os seus projectos profissionais ou simplesmente para a sua vida diária e, por outro, por já termos visto clientes nossos conhecerem aqui uma revista e passarem a colaborar com ela. É o fechar de um círculo».

 

«We’re utterly happy to, on one hand, welcome people that come here looking for inspiration for their work projects or simply their daily lives and, on the other, because we already saw customers of ours getting acquainted with a magazine here and started contributing for it. Full circle».

 
 

É na escolha criteriosa que vemos com clareza o fundamento da Under The Cover. Perante uma apresentação irrepreensível e desanuviada, a atenção vira-se inevitavelmente para os títulos expostos, a qualidade do papel e o respectivo design da capa, que nos força, de imediato, a folhear as páginas e a examinar o interior. As temáticas que aqui encontramos não deixam margem para dúvidas: há espaço — ainda que limitado — e vontade — nunca ela limitada — para receber nestas prateleiras o que queremos conhecer deste mundo tão vasto. Gastronomia, viagens, arte, moda, ilustração, erotismo, sociedades, fotografia e música, entre muitas outras, fazem parte do leque em crescimento contínuo de um catálogo que deixa qualquer apreciador desta arte impressa de queixo caído. Da The Gentlewoman à Kinfolk, da novíssima Lindsay à Suitcase, passando pela Browbook, DOG Magazine, The Outpost, FARE Magazine, The Skirt Chronicles, Elephant e Gather Journal, o melhor mesmo é visitar a Under The Cover para encontrar estes e uma miríade de outros títulos e, melhor ainda, dar-lhes uma casa nova.

It’s in the comprehensive selection we can clearly see Under The Cover’s bedrock. In the face of a flawless, clean presentation, our attention inevitably shifts towards the displayed magazines, the quality of the paper and its respective cover design, immediately forcing us to flick through the pages and examine its entrails. The themes we can find here leave no room for doubt: there’s space — though limited — and will — never slender — to keep on these shelves what we want to know of this vast world. Food, travel, fashion, illustration, erotica, societies, photography, and music, among many others, are part of the ever-growing array of a catalogue that can blow the mind of any lover of this printed art. From The Gentlewoman to Kinfolk, from the all-new Lindsay to Suitcase, and also Brownbook, DOG Magazine, The Outpost, FARE Magazine, The Skirt Chronicles, Elephant and Gather Journal, the best thing to do is to visit Under The Cover and find these and a whole other range of magazines and, even better, to give them a new home.

 
 
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